Você está no Fórum HDTV Governo confirma que prazo final TV digital será 2016 As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores.
Este tópico tem 36 respostas e já foi exibido 1692 vezes.
A LINEAR de S. Rita do Sapucai´já lançou um retransmissor digital de 25 W, recebendo o sinal diretamente de uma antena parabolica, com tuner DVBS-2 interno ou terrestre, e saida para antena de retransmissão, destinado a retransmissão no interior.
Se os conversores passarem a custar, no máximo, 50 reais para o consumidor final, posso até acreditar nisso. Lembrando que atualmente, verificando nos distribuidores, os preços dos conversores chegam a custar 5 a 6 vezes daquele valor citado. Óbvio, e ainda adquirindo uma determinada quantidade de conversores para que mantenha-se naquele preço. E para o consumidor final deverá chegar a 7, 8, 9, 10,11.....(vezes)
2013 é impossível!
Ainda estão vendendo nas lojas TVs apenas com sintonizador analógico.
Vai acontecer que em 2016 as grandes cidades apagarão o analógico, outras cidades brasileiras ainda terão sinal analógico enquanto existirem TVs analógicas.
Acho que o apagão no Brasil inteiro vai acontecer muito depois.
A fome por frequencia das teles é muito grande nas grandes cidades, então acho viável esse apagão em 2016.
Outro detalhe os canais que já foram autorizados para TV Digital não tem prazo para entrar em operação? Qual é esse prazo? Será que a Anatel está fiscalizando isso?
Outro detalhe os canais que já foram autorizados para TV Digital não tem prazo para entrar em operação? Qual é esse prazo? Será que a Anatel está fiscalizando isso?
Não existe prazo, apenas existe um cronograma indicativo, não foi previsto nenhuma multa ou penalidade para quem não o cumpra.
Para dar início às transmissões de TV Digital as Emissoras de TV terão de passar por cinco etapas definidas pelo Decreto 5.820 de 29/06/2006 e a Portaria 652 de 10/10/2006 do Ministério das Comunicações, juntamente com seus respectivos prazos máximos.
Etapa // Prazo máximo
1 Requerimento ao Minicom para consignação de canal digital. // Variável conforme a cidade e tipo de emissora.
2 Outorga do canal através de instrumento contratual entre Emissora e Minicom. // 60 dias após aprovação do requerimento.
3 Emissora apresenta ao Minicom projeto de instalação da estação transmissora. // 6 meses
4 Publicação da Portaria de aprovação do projeto de instalação. //
2 meses (estimativa)
5 Início da transmissão digital. // 18 meses
Ou seja, uma vez apresentado o requerimento para consignação de canal digital, uma Emissora terá um prazo máximo de cerca de 28 meses para iniciar a transmissão digital.
A tabela a seguir apresenta os prazos máximos para apresentação do requerimento de consignação (Port. 652) e uma estimativa do prazo máximo para início das transmissão em cada caso.
Emissoras das Cidades de // Prazo máximo para o requerimento /// Prazo máximo para início de transmissão
(+28 meses)
São Paulo // 29/12/2006 /// 29/04/2009
Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Jan, Salvador // 30/11/2007* /// 10/03/2010
Belém, Curitiba, Goiânia, Manaus, Porto Alegre e Recife // 31/03/2008* /// 31/07/2010
Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, Maceió, Natal, São Luís e Teresina // 31/07/2008* /// 31/11/2010
Aracaju, Boa Vista, Florianópolis, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco e Vitória // 30/11/2008* /// 30/03/2011
Geradoras situadas nos demais Municípios // 31/03/2009** /// 31/07/2011
Retransmissoras situadas nas capitais dos Estados e no Distrito Federal // 30/04/2009*** /// 30/08/2011
Retransmissoras situadas nos demais Municípios // 30/04/2011*** /// 30/08/2013
Acredito que em 2016 teremos entre 80 e 90% com cobertura digital, o restante(cidades no interior) ainda estará com o analógico, lembrando que nos Estados Unidos, muita gente ficou sem tv quando desligaram o analógico, então não vamos querer que no Brasil em 2016 todos tenham um televisor com conversor digital.
Tem de acabar gral e naprabolica tambem .. senão muita gente vai acbar comprando uma parabolica... e as emissoras vao perder e muito...
Ja que tem TD DIGITAL RURAL via gps .. os cara ..sao burros . pq nao fazem decor com CHIP de celular embutido ... ???? Não tem como pegar de outra area
Acho que é muito difícil disto acontecer,já são quase 3 anos de lançamento e hoje em minha cidade só tenho 5 canais HDTV,enquanto que em SP tem 18 ou 20 canais HDTV.
E o resto do Brasil nem se fala,tem região que este sistema é LENDA...
Conversores caros
Emissoras sem equipamento para o sistema ou sem investir no sistema
TVs LCDs com valores alto,ainda.
Etc...
Ja que tem TD DIGITAL RURAL via gps .. os cara ..sao burros . pq nao fazem decor com CHIP de celular embutido ... ???? Não tem como pegar de outra area
Talvez por que não exista cobertura de celular no Brasil inteiro, mesmo no estado de São Paulo existe muita região onde não existe sinal de celular.
Acho que é muito difícil disto acontecer, já são quase 3 anos de lançamento e hoje em minha cidade só tenho 5 canais HDTV,enquanto que em SP tem 18 ou 20 canais HDTV.
E o resto do Brasil nem se fala,tem região que este sistema é LENDA...
Conversores caros
Emissoras sem equipamento para o sistema ou sem investir no sistema
TVs LCDs com valores alto,ainda.
Etc...
Bem, há cidades que só tem um canal analógico até hoje e algumas não têm nenhum. Acredito que o Brasil não pode ser comparado aos países pioneiros na implantação do digital, visto que agora os aparelhos já estão mais populares. Quanto aos televisores creio que já caiu bastante o preço. Eu comprei uma TV CRT 29" por R$ 1.000,00 e hoje há LCD's por menos de R$ 1.000,00.
O problema não é os televisores virem com ou sem conversor, mas a disponibilização do sinal digital em todas as localidades pelas geradoras ou retansmissoras, e a maioria das cidades do interior não terão o sinal tão cedo, a não ser que o mesmo esteja nas parabolicas que são milhões , mas a Globo trabalha as demais emissoras a não disponibilizar o sinal por este meio.
A LINEAR de S. Rita do Sapucai´já lançou um retransmissor digital de 25 W, recebendo o sinal diretamente de uma antena parabolica, com tuner DVBS-2 interno ou terrestre, e saida para antena de retransmissão, destinado a retransmissão no interior.
Com certeza divino vi esse retransmissor funcionando, ele é muito bom por sinal consegue cobrir uma boa area ideal para pequenas cidades, sem contar q vai sair bem mais barato que os transmissores de 100W.
mas, o mais complicado são as afiliadas e as geradoras, retransmissoras são bem mais simples.. apenas comprar o transmissor digital e alguns equipamentos!
Se for seguido o cronograma 2013 é o prazo final para as últimas retransmissoras começarem a transmitir em sinal digital. Então até 20013 todos os canais deverão ser digitais, o que pode ocorrer a partir disso é aparelhos de televisão que não tenham um conversor para receber o sinal digital.
Quando esta rede estiver funcionando vai valer a pena comprar o decodificador digital, sem falar que as torres estaram disponiveis para a rede privada. Acho que podem sim cortar o sinal analogico em 2016.
TV digital pública fará licitação de R$ 2,8 bilhões
Eugênia Lopes / Brasília - O Estado de S.Paulo
O edital de licitação para construir a infraestrutura da rede pública de TV digital deverá ficar pronto em 90 dias. O contrato de R$ 2,8 bilhões por 20 anos será gerido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e prevê a construção de 256 torres de transmissão de sinal digital de TV em todo o País - a estação central ficará em Brasília.
Elaborado pela EBC, o edital está agora sob o exame do Ministério do Planejamento e, depois, passará pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU). "É uma minuta de edital que pode sofrer mudanças no Planejamento e no TCU", disse a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel.
Ela explicou que o edital de licitação precisa ser analisado pelo ministério e pelo tribunal por se tratar de uma parceria público-privada (PPP). O presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, já avisou que o tribunal vai precisar de, pelo menos, 60 dias para estudar o edital. "O edital será lançado ainda este ano, mas vai demorar uns 90 dias", afirmou Cruvinel.
A EBC trabalha há dois anos no projeto para a construção da infraestrutura da rede pública de TV digital. O sistema brasileiro público de TV digital está previsto no decreto 5820, de 2006. Esse sistema é integrado pela EBC e mais cinco redes públicas: as duas TVs do Legislativo (Câmara e Senado), a do Judiciário, a do Ministério da Educação (TV Escola), uma rede de cultura e uma rede de cidadania ((TV digital municipal).
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar o vencedor da licitação na compra de equipamento e serviços.